Você sabe como ter certeza de que o seu negócio está equilibrado? E o que significa esse equilíbrio?
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
O ponto de equilíbrio é uma importante ferramenta de gestão financeira para identificar o volume mínimo de faturamento para não gerar prejuízos.
Em outras palavras, o ponto de equilíbrio é uma importante ferramenta de gestão financeira para identificar o volume mínimo de faturamento para não gerar prejuízos. Já que ele tem esse papel tão importante para qualquer negócio, que tal a gente aprender a encontrá-lo?
Como encontrar o ponto de equilíbrio?
Geralmente, o ponto de equilíbrio é calculado sob a forma de percentual da receita projetada.
Quer um exemplo?
Um ponto de equilíbrio de 65% para uma receita de R$ 100.000,00 anuais indica que a empresa terá eliminado as possibilidades de prejuízo quando tiver atingido o montante de R$ 65.000,00 em vendas, passando, a partir de então, a acumular lucro.
A lógica do ponto de equilíbrio mostra que, quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio. E quanto menor for o ponto de equilíbrio, mais a empresa possui os seus custos relacionados à operação (custos variáveis) do que à manutenção (custos fixos) – ficando mais competitiva e com melhor rentabilidade frente aos seus pares.
Fonte: SEBRAE
0 comentários